terça-feira, 23 de setembro de 2014

A mulher certa - Sándor Márai

A mulher certa, de Sándor Márai (D. Quixote)
Título original: Az Igazi Judit...és az utóhang
Ano: 1980
Tradução para a Língua Portuguesa: Ernesto Rodrigues

Sinopse:
Em Budapeste uma mulher conta a uma amiga como descobriu o adultério do seu marido. Por outro lado, um homem confessa a um amigo como abandonou a sua mulher por outra, e uma terceira mulher revela ao seu amante como se casou com um homem endinheirado para sair da pobreza.
Três vozes, três pontos de vista, três sensibilidades diferentes desvendam uma história de paixão, mentiras e crueldade.

Neste livro observamos, com uma profundidade própria da escrita de Márai, os pontos de vista de três personagens envolvidas num triângulo amoroso. Por um lado temos Marika, que conta a uma amiga como, por acidente, descobriu um dia que o marido estava entregue de corpo e alma à paixão por uma outra mulher. Por seu lado, Peter, ex-marido de Marika, explica a um seu amigo como deixou a sua esposa para se casar com a mulher que desejava há anos. No final, vemos o ponto de vista de Judit, que conta ao seu novo amante como casou com um homem rico para sair da sua situação social, casamento esse que ruiu ao deparar-se com o ressentimento e vingança.
Um a um, vamos descortinando os pontos de vista das três personagens centrais da obra, ficando com a impressão que, no caso deste adultério, as vítimas não são vítimas e os culpados não existem.
A mulher certa é para mim, a par de As velas ardem até ao fim, o melhor, mais sábio e profundo romance de Sándor Márai. Nota-se nesta obra a mestria do autor não só em criar uma história com um enredo verosímil, mas também na descrição dos espaços e da própria época e, acima de tudo, na profundidade e dimensionalidade das suas personagens. De facto, Márai é mestre em criar, dissecar e solucionar conflitos interiores nas personagens e é sobretudo disso que este romance trata. A paixão, o ciúme, a traição, a amizade, a solidão, o desejo, a vida, a morte e a busca incessante para se compreender as causas e efeitos do verdadeiro amor, são temas já comuns nas obras do autor húngaro, que Márai volta a tratar com uma delicadeza íntima e um sentido estético muito seu característico.

Escrita: 10/10
História: 9/10
Ligação do leitor às personagens: 1010
Geral: 9,5/10

1 comentário:

  1. Hugo!!!

    como vai? Espero que os anos de distancia entre nossas boas linhas escritas tenham te feito mais bem que mal, e que a sabedoria tenha aumentado cada dia!

    Fiquei extremamente feliz com o retorno. Continuei lendo muito, logo logo te mando alguma avaliação literaria!

    Um grande beijo

    ResponderEliminar