segunda-feira, 24 de maio de 2010

O principezinho - Antoine de Saint-Exupéry


O principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry (Editorial Presença)
Título original: Le petit prince
Ano: 1943 (edição do autor); 2001 (Editorial Presença)
Tradução para a Língua Portuguesa: Joana Morais Varela


Sinopse:
"Esta é a história do menino que vivia num asteróide, com os seus vulcões em miniatura e a sua linda rosa vermelha,e usava um longo cachecol a flutuar ao vento. Um dia ele resolveu viajar e visitou a Terra onde encontrou um grande amigo, que depois contou a história desse menino. Esta história foi traduzida em muitas línguas, foi lida por milhares de pessoas pequenas e grandes, e também por aqueles que, tendo-a lido quando eram pequenos a voltaram a ler na vida adulta. Tal como tu talvez daqui a uns muitos anos voltes a lê-la. Sabes porquê? Porque mesmo se te causar alguma etsranheza ou te parecer enigmática, esta história revela-te um segredo muito simples e ao mesmo tempo muito sábio: é que as coisas mais importantes são muitas vezes invisíveis para os olhos – só com o coração é que podemos vê-las! Além da leitura destas páginas, convidamos-te a pareciar as aguarelas com que o autor ilustrou a sua história!
Considerado um dos grandes clássicos da literatura infantil, este livro é na verdade intemporal, podendo ser inspirador para leitores de todas as idades e de todas as culturas. Publicado pela primeira vez em Nova Iorque, em 1943, a Presença vem agora dar continuidade à carreira de uma das obras mais amadas e admiradas do nosso tempo."

Um leitor que se preze tem de ler este livro, pelo menos, duas vezes na sua vida. Na minha opinião, este livro pertence a um círculo muito restrito de livros que se devem ler de 10 em 10 anos. No caso de O principezinho, de todas as vezes que pegarmos nele iremos sempre retirar significados diferentes da história desta carismática personagem.
"O essencial é invisível para os olhos" - diz, a determinada altura, uma das personagens. E sobre isto é este livro intemporal.
Como não me sinto com posição para poder avaliar um livro desta dimensão mundial, em termos de escrita, história, e ligação do leitor às personagens, apenas lhe darei a nota geral.

Geral: 10/10

Outras obras e textos do autor*:
O aviador (1926);
Correio do Sul (1929);
Vôo nocturno (1931);
Terra de Homens (1939);
Piloto de guerra (1942);
Carta a um refém (1944);
Cidadela (1948);
Cartas da juventude (1953);
Cadernos (1953);
Cartas à mãe (1944);
Escritos de guerra (1982).

* Apesar de ter falecido em Julho de 1944, alguns textos apenas foram publicados após a sua morte.
A fonte para esta "bibliografia" foi o seguinte site: http://www.scribd.com

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário