Sugestões de leitura

Enviada por: Saroka
Um pequeno inconveniente, de Mark Haddon (Editorial Presença)
Depois do sucesso alcançado com O Estranho Caso do Cão Morto, Mark Haddon regressa com uma história pautada por muito humor e sensibilidade, que se centra nos problemas de uma vulgar família britânica. George Hall é o pai que, ao descobrir uma pequena lesão na pele, convence-se de que está a morrer de cancro e embarca numa espiral de autodestruição.
Enquanto isso, a mulher anda a traí-lo, a filha está prestes a casar-se com um homem com «mãos de estrangulador» e o filho hesita em assumir a sua relação com o namorado. E ninguém parece prestar atenção a nada a não ser a si próprio? Um livro que nos leva aos bastidores da vida familiar e da mente humana e que confirma Mark Haddon como um dos escritores contemporâneos mais aplaudidos pelo público e pela crítica.

Enviada por: Bruno Pinto
A sombra do vento, de Carlos Zafón (Dom Quixote)
A Sombra do Vento conta a história de um rapaz que perde a mãe e é levado pelo pai ao Cemitério dos Livros para escolher um livro. Ao terminar a leitura do livro, Daniel resolve investigar o passado do autor para descobrir mais livros do mesmo. É aí que se vê envolvido numa aventura da qual não estava à espera. Como um bónus, a acção desenrola-se em Barcelona. Eu não sou nenhum perito em literatura mas dou 9 valores a este livro.

Enviada por: Cristina Moura
Inquietude, de Zé Manel (Prime Books)
Lúcia é uma jovem de vinte e oito anos que, após ter vivido com os olhos postos no futuro, começa agora a descodificar as lacunas do passado. Um amor impossível, uma perda irreparável e um conflito familiar são os três fantasmas que vão assombrar tudo aquilo que tanto se esforça por construir. No momento em que se farta de si, Lúcia começa finalmente a estudar as reacções daqueles que com ela se cruzam, e só então percebe a importância de cada um na sua viagem para que chegue a um lugar seguro. Vamos entrar na sua regressão pessoal até chegarmos ao dia de hoje, onde Lúcia terá de decidir quem vence na eterna luta do querer com o dever. O tempo escasseia e, quando damos por nós, pode simplesmente ser tarde de mais. No fim de contas, todos morremos por um momento de felicidade. Temas como toxicodependência, conflito de gerações, bissexualidade, violência doméstica e mera coscuvilhice, são reflectidos em personagens familiares e divertidos que podiam muito bem fazer parte de nosso Universo.

Enviada por: Hugo Pinto
A fórmula de Deus, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)
Nas escadarias do Museu Egípcio, em pleno Cairo, Tomás Noronha foi abordado por uma desconhecida. Chamava-se Ariana Pakravan, era iraniana e trazia consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um título e um poema enigmático.
O inesperado encontro lançou Tomás numa estranha aventura, colocando-o na rota da crise nuclear do Irão e da mais importante descoberta efectuada por Albert Einstein, um achado que nos leva a penetrar no maior mistério da História:
A prova científica da existência de Deus.
Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A fórmula de Deus transporta-nos, numa espécie de percurso iniciático, numa empolgante e primordial viagem até às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida.