segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O homem que plantava árvores - Jean Giono


O homem que plantava árvores, de Jean Giono (Marcador)
Título original: L'Homme Qui Plantait Des Arbres
Ano: 1953
Tradução para a Língua Portuguesa: Manuel Oliveira

Sinopse:
Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, O Homem Que Plantava Árvores é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta.
Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial.
Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculo, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável.
É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.
Continua a ser lido por milhares de leitores em todo o mundo e a servir-lhes de inspiração, transformando a sua relaão com a natureza e fazendo-os acreditar na sua própria força interior.

Eu, pessoalmente, considero O homem que plantava árvores um conto à frente do seu tempo. A preocupação ecológica e social de Giono faz com que este conto seja ainda actual, e de uma leitura tão agradável que pode ser lido em meia hora ou pouco mais. Para quem admira a obra de Saint-Exupéry, O Principezinho, encontrará neste O homem que plantava árvores algo em comum que é difícil explicar o quê. Talvez a inocência do conto, a forma sonhadora como é escrito, qualquer coisa que, tal como no O Principezinho, nos faz querer voltar a ler este conto ano após ano, encontrando de todas as vezes algo de novo.
A avaliação deste livro não pode ser comparada como outros por números, apenas recomendo vivamente por ser de leitura fácil e por nos fazer sentir qualquer coisa de infantil, de humilde e, ao mesmo tempo, uma vontade de mudar qualquer coisa em nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário